Madeleine Østlie, a diretora de casting que impactou a moda

Ela e agência AAMO, criada em parceria com Adwoa Aboah, estão levando mais diversidade para a moda.

As recentes acusações de maus-tratos a modelos, envolvendo diretores de casting de grandes desfiles, tem colocado sob os holofotes um esquema fashion que precisa mudar. Recentemente, inclusive, leis foram estabelecidas na França para que as modelos possam realizar seu trabalho sendo tratadas de forma mais justa. Nesse panorama, uma voz recente tem trazido respiro para a moda: Madeleine Østlie. Ela é a criadora da agência AAMO juntamente com a amiga e colaboradora Adwoa Aboah, e tem colocado nas revistas e campanhas pessoas com belezas diferentes, com mais diversidade. E ela se posiciona sobre as polêmicas.

“É algo que eu estou sabendo [os maus-tratos], e é algo muito preocupante. Eu faço de tudo para garantir que todos que eu encontro (e nem todo mundo que eu trabalho, mas todos que vem para um casting) recebem minha atenção, profissionalismo e positividade. Ser educado, tratar as modelos com respeito e de forma boa parece algo comum, mas as vezes nos castings de Paris, não é. Eu tento fazer de tudo para ajudar. Muitas delas são minhas amigas próximas e estou sempre presente. Tenho boas relações com minhas agentes e modelos por isso, e garanto que todo mundo da minha equipe faz o mesmo. É o jeito AAMO”, declarou ela ao Refinery29. Em um post no Instagram, a agência também se posicionou durante o desligamento de Munroe Bergdorf da L’Oréal, depois da modelo se posicionar com uma fala antirracista. Uma agência com mais cara de 2017? Impossível.

Leia também: Se você quer entender a geração millennial, conheça Adwoa Aboah

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Ela começou sua carreira como buyer de moda e estilista, mas o curso de sua vida mudou com a criação da agência e, hoje em dia, ela é uma peça-chave na indústria, pois é parte dessa nova geração de pessoas interessadas em mudar a falta de diversidade na moda. Uma outra agência que vem traçando o mesmo caminho é a Nii Agency, que conversou com a ELLE no começo deste ano. Para ela, a mudança no mercado é perceptível e impactante — e as mídias sociais também são parte da questão. “Não apenas no que os clientes querem (em termos demográficos) mudou — o fato de que as pessoas estão cada vez mais olhando para o casting de rua como uma alternativa para aquele casting mais comercial. Mas também em termos de como as imagens são usadas e compartilhadas. Eu cresci com essas mudanças, então não precisei me adaptar a elas com meu trabalho. Mas acho que foi aí que muitas pessoas ficaram para trás.”

Com sua habilidade de estar sempre nos lugares certos pelas ruas, ela encontra apostas jovens, pessoas frescas, repletas de talento e ainda desconhecidas. Não à toa ela já trabalhou com grandes nomes da indústria, como para as revistas i-D, LOVE, os fotógrafos Tim Walker, Alasdair McLellam e Juergen Teller.

Parece improvável, mas existe espaço em sua memória para que ela possa citar grandes mulheres que foram e ainda são suas inspirações. “sem dúvidas, a Lulu Kennedy (fundadora do Fashion East) tem sido minha melhor amiga e mentora por toda a minha carreira. Ela me deu meu primeiro emprego depois de eu deixar a Topshop. Me levou para meu primeiro desfile, onde eu sentei em seu colo. Era o primeiro show da Meadham Kirchhoff. Foi sublime e belo. Ela também me recomendou para Katie Grand, para fazer casting de rua para a LOVE, e então tive essa oportunidade. Admiro ambas, e muitas outras, incluindo minha agente, Camilla Lowther.”

 

 

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