Modelos usam suas próprias cabeças como acessório na Gucci

O desfile da marca italiana que acabou de acontecer na Semana de Moda de Milão namorou o macabro.

Como diria Caetano Veloso: “alguma coisa está fora da ordem” no desfile da Gucci. De cara, até mesmo o convite já fugia completamente da estética vintage e exagerada pela qual a marca ficou conhecida sob a direção de Alessandro Michele. Tratava-se de um timer que ficava contando o tempo até o horário do desfile que aconteceu ainda hoje na Semana de Moda de Milão.

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Como se não bastasse, o cenário também não tinha nada de barroco: uma sala de cirurgia. Fria como deve ser em qualquer hospital, ela fazia com que os convidados se perguntassem o que estava acontecendo, qual a conexão disso com o universo Gucci. A justificativa para o inverno 2018 fora da curva está no livro Manifesto Ciborgue, da autora norte-americana Donna Haraway — filósofa feminista e socialista cujo trabalho ganhou mais proeminência durante os anos 198o.

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 (FOTOSITE/Agência Fotosite)

Em sua obra, a autora se posicionava contra o conservadorismo crescente de seu país, principalmente quando se falava do papel da mulher na sociedade. Além disso, ainda estudava a figura ambígua do ciborgue como uma metáfora para a crítica do pensamento egóico em favor da multiplicidade e de uma abertura responsável para as ciências e as tecnologias vigentes. Por isso, algumas “coisas estranhas” aconteceram na passarela da Gucci.

Entre elas está esse look em que uma modelo carrega a sua própria cabeça, quase como uma bolsa ou um outro acessório qualquer. Há também filhotes de dragão sendo carregados, jalecos que viram peças de luxo e se misturam ao mood vintage que a marca, de uma maneira ou de outra, sempre acaba evocando. Assim como no desfile da Calvin Klein, o repertório de filme de terror aparece nas roupas. Alguns elementos, inclusive, são comuns entre as coleções: o xadrez, as balaclavas, a alfaiataria oversized (claro, com interpretações completamente diferentes, mas ainda assim, vale deixar o alerta de tendência ligado).

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 (FOTOSITE/Agência Fotosite)

 

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