Nova campanha da Kenzo é uma ode a vivências híbridas asiáticas

“YO! MY SAINT": uma ode a vivências híbridas asiáticas contemporâneas pela marca Kenzo na campanha SS18.

Mil novecentos e trinta e novo data o ano de nascimento de Kenzo Takada em Hijemi (Japão), e também o início da Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Em meio ao período, Kenzo viveu uma infância dificultosa e ganhou interesse pela costura em função de suas irmãs mais velhas. Em 1965, o jovem estilista desembarcava em Paris, mas antes viajou por grande parte da Ásia, e essa visão de subversão perante referências asiáticas pontua até hoje a assinatura de produto da marca.

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Desde 1993, a Kenzo pertence ao grupo LVMH, e em 2011 foi anunciado que os fundadores da Opening Ceremony assumiriam sua direção criativa. Semelhante ao caminho diaspórico de seu criador original, Humberto Leon, filho de pai peruano e mãe chinesa  —  nascido nos subúrbios de Los Angeles, sua mãe era costureira e ele o mais novo de uma família recém-imigrada  —  e Carol Lim, filha de pais sul-coreanos nascidos em Singapura  —  também nascida no subúrbio de L.A., representam a segunda geração de imigrantes asiáticos nos EUA. 

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 (Richard Bord/Getty Images)

Assim, é possível entender como as rédeas tomadas por Humberto e Carol não precisam mimetizar repertório para continuar a história da marca, mas sim subverter seus processos através de uma perspectiva individual e tornar contemporânea a maneira de comunicar. Desde a primeira coleção assinada pela dupla  foi possível perceber que um novo curso para a Kenzo havia sido dado.

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A Opening Ceremony era já reconhecida pelo transbordamento de mídias para falar sobre moda, e na desconstrução do que um desfile realmente é. Para citar um dos exemplos, na apresentação de Verão 2018 , a marca apresentou uma performance de dança estrelada por Mia Wasikowska e Lakeith Stanfield, dirigida por Spike Jonze. Talvez esse antigo crush com o diretor tenha influenciado uma nova colaboração quando, em 2016, Jonze foi novamente convidado pela dupla para dirigir o curta musical My Mutant Brain, estrelando a atriz Margaret Qualley, para a campanha do perfume “Kenzo World”. No ano seguinte, a peça publicitária abocanhou 3 bronzes, 2 pratas, 2 ouros e o Grand Prix de Titanium, no Festival de Cannes. 

Era fato como o sucesso desta nova forma de comunicar havia se transformado em manobra para continuar cativando um novo público, e esse reposicionamento marcou o híbrido de assinatura entre Kenzo, Humberto e Carol. Assim, ainda nos primeiros dias de 2018, foi lançado o projeto audiovisual e plataforma “Yo! My Saint”, definido pela própria marca como uma catarse coletiva que incorpora música, cinema e moda, para apresentar a coleção de Primavera/Verão 2018. “Não é apenas uma música, nem um filme, nem uma roupa”.

A composição do single homônimo é de Karen O, que lidera os vocais e tem acompanhamentos de Michael Kiwanuka. Desde 11 de janeiro a faixa está disponível em mais de 50 serviços de streaming, e ainda será lançado em vinil de edição limitada para venda em todas as lojas físicas Kenzo, além da venda online no site oficial da marca e de Karen O.

“Quando percebi que as maiores inspirações para Humberto e Carol seriam um artista e uma modelo de ascendência japonesa, isso catalisou um outro lado da minha própria imaginação, que é o melodrama asiático que habita em mim”, acrescenta Karen O. “Para a música, eu quis imediatamente algo melodramático e romântico, com muitos anseios e grandes apostas  —  tudo de melhor que há em uma boa novela coreana típica”.

O curta videoclipe, que marca a poesia imagética do projeto, possui direção de Ana Lily Amirpour, foi escrito pela diretora ao lado de Karen O, o figurino é de Shirley Kurata, apoio da marca Shiseido, e casting 100% de atores asiáticos — sendo protagonistas Alex Zhang Hungtai, Jessica Henwick e Kiko Mizuhara. Em nove minutos é possível ver referências a filmes como Blow Up (1976), a obra do diretor Wong Kar Wai, e ao New Wave Cinema de Taiwan. Mas o que cativa principalmente é o kistch colorido que marca a Ásia dos anos 90, principalmente o cinema chinês.

felizes-juntos Frame do filme “Felizes Juntos” (1997), de Wong Kar Wai.

Frame do filme “Felizes Juntos” (1997), de Wong Kar Wai. (Reprodução/Reprodução)

O enredo conecta-se à coleção Verão 2018, que tem como inspiração a musa histórica da marca, Sayoko Yamaguchi, e o músico Ryuichi Sakamoto. O desfile aconteceu na Paris Fashion Week, com casting apenas de modelos de ascendência asiática, como Mae Lapres, Manami Kinoshita e Fernanda Ly. Em uma declaração sobre o lançamento de “Yo! My Saint!”, Humberto Leon diz: “Muito dos nossos esforços realizados na Kenzo rememora o tempo que estávamos crescendo, crianças nos anos 1980 e 1990, e sentindo algo como, ‘Nossa, lembra quando não era nada cool ser asiático?’. Nós estamos vivendo um tempo no qual é possível ter orgulho e assumir nossa herança racial, e eu acho que é também um momento perfeito para celebrar a herança japonesa contida na marca Kenzo, mas é principalmente uma celebração para todos nós asiáticos.”

“Yo! My Saint” é um ode às vivências híbridas asiáticas contemporâneas. Em catarse colaborativa de criativos, a campanha audiovisual da Kenzo mostra que não apenas representatividade é o cerne da obra, mas apresenta a questão como um caminho histórico da marca. 

Representatividade tem sido uma palavra tendência para boa parte do mercado; e a moda também traduz o conceito à sua própria prática. E para subverter sistemas que apenas utilizam corpos e vivências marcadas para cativar públicos, é necessário não apenas representar, mas co-criar. Está exatamente em refletir como não apenas representar, mas convidar indivíduos em suas múltiplas interseccionalidades para propor uma vocalização criativa que seja verdadeira diante de suas histórias individuais, consequentemente, sendo assim tangível ao outro. Genuíno. Real. Cativante, por consequência.

QUEM PARTICIPOU

Direção: Ana Lily Armirpour

Ana Lily Amirpour é diretora, escritora, produtora e atriz, americana de ascendência iraniana. Ganhou notoriedade com seu premiado filme de estréia A Girl Walk Home Alone at Night (2014), em língua persa e totalmente P&B, descrito como um “filme de vampiros e faroeste numa cidade fantasma iraniana”, sendo sua principal protagonista uma jovem mulher que permeia a noite — e o pesadelo dos homens que habitam seu vilarejo — de chador e skate. O filme estreiou no Sundance Film Festival de 2014, na mostra “Next”.

Composição single e co-roteirista: Karen O

Nascida em Busan na CorEia do Sul, seu nome real é Karen Lee Orzołek, mãe sul-coreana e pai polonês, Karen O simplesmente dispensa apresentações. Vocalista e líder da banda Yeah Yeah Yeahs, já colaborou com artistas como The Flaming Lips, Santigold, Trent Reznor (Nine Inch Nails), David Lynch, entre outros. Além de ter participado na trilha sonora de diversos filmes, sendo destaque as composições originais para os filmes Onde Vivem os Monstros (2009) e Her (2013), este ainda recebeu nomeações de melhor canção original nas premiações Grammy Award, Golden Globe e Oscar.

Protagonista #1 — A Musa: Jessica Henwick 

Jessica Yu Li Henwick é uma atriz britânica, nascida em Surrey (condado situado no sudeste da Inglaterra), sua mãe é singapureana de ascendência chinesa, e seu pai nasceu na Zambia, migrando para a Inglaterra aos 12 anos. Jessica foi a primeira atriz de ascendência asiática do leste a desempenhar o papel principal em uma série de televisão britânica, quando estrelou Spirit Warriors (2010). Ela também é conhecida por seus papéis como Nymeria Sand na quinta temporada de Game of Thrones (2015), a piloto Jessika Pava no filme Star Wars: O Despertar da Força (2015), e Colleen Wing na série criada para Netflix, baseada no personagem homônimo da Marvel Comics, Punho de Ferro (2017).

jessica-henwick Jessica Henwick em frame do curta Yo! My Saint.

Jessica Henwick em frame do curta Yo! My Saint. (Reprodução/Reprodução)

Protagonista #2 — A Modelo: Kiko Mizuhara

Kiko Mizuhara é modelo, atriz, e designer. Nascida em Dallas (EUA), mudou aos dois anos para Kobe, no Japão, e vive no país desde então. Sua mãe é coreana zainichi*, e seu pai americano. Além disso, Kiko ainda tem uma irmã, a DJ e também modelo Ashley Yuka Mizuhara. Kiko já desfilou para Moschino, Diesel, Alexander Wang, foi capa e estrelou editoriais de revistas como a ELLE, Nylon, Numero, Another e Dazed and Confused. Foi modelo principal em campanhas de marcas como Supreme, Marc Jacobs, Phillip Lim, Reebok, Kitsuné, Tiffany & Co. e Shiseido, além de ser embaixadora da Chanel, e ter sido fotografada pelo próprio Karl Lagerfeld para a campanha “The Little Black Jacket”, em 2012. Já colaborou na criação em marcas como Opening Ceremony, além de ser uma notória atriz no Japão.

Kiko-Mizuhara Kiko Mizuhara em frame do curta Yo! My Saint.

Kiko Mizuhara em frame do curta Yo! My Saint. (Reprodução/Reprodução)

Protagonista #3 —O Fotógrafo: Alex Zhang Hungtai

Alex Zhang Hungtai é compositor, músico e ator. Nascido em Taipei (China), radicado no Canadá, considera-se nômade. Morou em lugares como Berlim, Xangai, Lisboa, Los Angeles e Honolulu. Seus codinomes musicais são Last Lizard e Dirty Beaches, e ele lançou seu primeiro álbum Old Blood (Fixture Records) em 2007. Desde então, atua principalmente na cena rockabilly lo-fi em colaborações e empreitadas solo. Mais recentemente lançou o Love Theme (2017), projeto colaborativo junto de Austin Milne e Simon Frank. Alex fez uma participação especial no seriado Twin Peaks (2017) como um dos integrantes da banda Trouble, tocando sax ao lado de Riley Lynch, filho de David Lynch.

alex-zhang-hungtai Alex Zhang Hungtai.

Alex Zhang Hungtai. (Reprodução/Reprodução)

Acompanhamentos/intérprete: Michael Kiwanuka

O cantor, compositor e guitarrista Michael Kiwanuka tem sido apontado como um criadores mais genuínos e emocionantes de seu tempo por veículos como o The Guardian e Independent, comparado a grandes como Marvin Gaye e Randy Newman. Michael nasceu em Londres, filho de pais que migraram de Uganda em fuga do regime Amin. Ganhou ainda maior notoriedade por sua música “Cold Little Heart” ser o tema de abertura da premiada série Big Little Lies, da HBO.

Figurino: Shirley Kurata

Shirley Kurata nasceu em Los Angeles, americana de ascendência japonesa, é uma reconhecida stylist, figurinista e estilista que já vestiu personalidades como Miranda July, Zooey Deschanel, Lena Dunham, Shirley Manson, Cass McCombs e Devendra Banhart. Assinou o figurino de videoclipes dos músicos Pharrell e Beck, além de fashion films para Prada e Kenzo, e é a stylist oficial da marca Rodarte desde seu primeiro desfile em 2005. Muitas vezes define o seu estilo como uma “secretária Mod contemporânea”, mas muito mais do que isso, sua sensibilidade para cores, composição e atenção aos detalhes, é algo notável.

Inspiração SS18 e Musa histórica: Sayoko Yamaguchi

Sayoko Yamaguchi foi a primeira supermodel asiática no mundo, e tornou-se uma artista de assinatura única que trabalhava em seus próprios termos. O auge de sua carreira aconteceu nos anos 1970, e apesar do período ser marcado por um forte padrão caucasiano no mundo da moda, Sayoko foi uma das modelos mais requisitadas exatamente por sua ascendência. Ainda, ela era considerada pela maioria das maison como “performer”, não apenas modelo. Desfilou para Chanel, Kenzo, Yves Saint Laurent, Sonia Rykiel, entre muitos outros. Sayoko também foi atriz e figurinistas, conhecida por filmes como Pisutoru opera (2001), Genshiryoku sensô (1978) e Rikyu (1989).

Campanha Inverno Kenzo 1983, estrelando Sayoko Yamaguchi.

Campanha Inverno Kenzo 1983, estrelando Sayoko Yamaguchi. (Hans Feurer/Reprodução)

Inspiração SS18: Ryuichi Sakamoto

Ryuichi Sakamoto é “apenas” músico, compositor, cantor, produtor, ativista, escritor, ator e bailarino. Nasceu em Tóquio (Japão), porém vive há mais de 30 anos em Nova York (EUA). Sua primeira composição foi aos 11 anos, período quando fazia aulas de piano, e tinha como inspiração Bach. Mais tarde, uniu o erudito à paixão pelos sintetizadores (sendo um grande fã de Kraftwerk), descobrindo assim uma nova forma de composição e expandindo seu repertório. Sakamoto gravou seu primeiro disco em 1978, que inclui as canções “Thousand Knives” e “The End of Asia”. Na mesma época, tornou-se membro da banda de synth-rock/pop Yellow Magic Orchestra. Sua primeira aparição nos cinemas foi ao lado de David Bowie no filme Merry Christmas Mr. Lawrence (1983), direção de Nagisa Oshima, como um dos protagonistas no enredo. Também fez uma participação especial no clipe da música “Rain” da Madonna.

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 (Ian Gavan/Getty Images)

Em 2006, fundou a organização anti-nuclear “Stop Rokkasho”, campanha internacional contra a usina Rokkasho Nuclear Fuel Reprocessing Facility, de reprocessamento nuclear com capacidade anual de 800 toneladas de urânio ou 8 toneladas de plutônio. Após o desastre de Fukushima, Ryuichi também organizou um grande protesto no Yoyogi Park em Tóquio, e realizou um discurso para mais de 170.000 manifestantes contra o uso de energia nuclear e pelo fechamento de demais usinas nucleares no Japão. Sakamoto ainda possui sua própria linha de óculos para promover a organização “moreTrees”, que plantam árvores em todo o mundo para prevenir a extinção dos recursos naturais do planeta. O design de três modelos é assinado pelo próprio, e são “environmentally friendly”, feitos de materiais reciclados e bio-plástico.

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