Os herdeiros de Rei Kawakubo: Junya Watanabe, Chitose Abe da Sacai e Noir by Kei Ninomiya

Saiba quem são os estilistas mais interessantes que receberam um empurrãozinho de Rei Kawakubo, da Comme des Garçons, para existir.

Se você achava que a Comme des Garçons já era diferentosa demais para existir e ainda por cima dar lucro, acredite: ela não só está muito bem das pernas como também, com o passar do tempo, foi gerando novas (e incríveis) marcas. Na maioria das vezes elas seguem a mesma filosofia de Rei Kawakubo: liberdade criativa total. Quem diria que isso poderia ser uma boa fórmula para alcançar o sucesso comercial também.

Os estilistas que trabalham na Comme des Garçons contam com o olhar de mentora da designer japonesa famosa por suas formas estranhas em suas coleções superconceituais. Depois um tempo dentro do ninho da marca principal, se seu talento for notado por Kawakubo, ela é bem capaz de investir numa linha só para explorar seu potencial ou, até mesmo, criar uma marca adjacente com esse objetivo.

Conheça os três principais “filhos de Kawakubo” abaixo.

1. Junya Watanabe

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Agência Fotosite (/)

Ele foi quem deu o start nessa brincadeira lá atrás, em 1992. Rei notou seu talento promissor e decidiu dar uma grife homônima para o designer, na época, ainda emergente. Hoje ele é uma das maiores potências criativas no mundo da moda. Watanabe herdou de Kawakubo, além de sua coragem de apostar nas propostas mais conceituais, o gosto por shapes arquitetônicos que, em suas criações, brincam com alguns clássicos da moda contemporânea. Se a estampa é de listras, a saia tem uma configuração assimétrica; se a calça é militar, acaba ganhando uma proporção estranha, e assim por diante. Nada que ele toca se mantém no lugar comum.

Em sua última coleção se dedicou a brincar com as formas tridimensionais geométricas combinadas a alfaiataria e a referências do universo biker, tudo em preto e branco – outra grande característica da escola “des Garçons”.

2. Noir by Kei Ninomiya

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Divulgação (/)

Se para Watanabe essa brincadeira com a tridimensionalidade sobre roupas desprovidas de cor é um momento de sua carreira, para a Noir by Kei Ninomiya – do estilista Kei Ninomiya – é a base de seu estilo. 

O estilista saiu da Royal Academy of Fine Arts na Antuérpia para trabalhar exclusivamente na Comme des Garçons em 2008. Depois de quatro anos lá dentro, ele angariou seus espaço nas graças de Kawakubo que investiu na criação numa marca que tivesse a cara do designer. Assim surgiu a Noir, em 2012.

Inteira de preto, a marca foca mais nas texturas volumosas, nas tramas e nas construções com o tecido, do que de fato em modelagens hiperbólicas. O resultado é ao mesmo tempo original e criativo, sem ter aquela cara de “conceitual demais”. Ninomiya faz esse casamento tão difícil parecer natural.

3. Sacai

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Agência Fotosite (/)

Foram oito anos dentro da Comme des Garçons até Chitose Abe decidir trilhar seu próprio caminho. Ela faz parte da turminha da Kawakubo, mas de um jeito diferente. Os outros estilistas têm suas próprias marcas, mas elas ainda são englobadas pela CdG. Já Abe saiu do ninho e alçou seu próprio voo. No entanto, isso não significa que ela abdicou completamente seu passado. O estilo da Sacai, label que ela dirige, tem tudo a ver com as peripécias de Kawakubo.

Ela leva a justaposição ao extremo. Inclusive, ficou conhecida porque seus looks parecem algo quando vistos de frente, mas sempre revelam uma surpresa nas costas. Abe costuma partir de elementos utilitários como militar ou do sportswear para criar looks que tem pontos de exagero.

Sem cair no over, ela está ganhando cada vez mais relevância por produzir os roupas mais descolados das últimas temporadas internacionais.

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