Os polêmicos novos tênis da Balenciaga

Em menos de uma semana, o tênis criado por Demna Gvasalia esgotou das prateleiras.

Depois de temporadas de tênis brancos e minimalistas, parece que o mundo da moda está pronto para algo mais robusto, ainda que ele faça parte de uma ideia normcore. Dois dias online e o Triple S, tênis que a Balenciaga apresentou em janeiro em seu desfile masculino, já esgotou. A criação de Demna Gvasalia, que estava sendo vendida no site da marca por US$ 850, une características de três esportes (por isso o nome), o basquete, a corrida e a trilha, e se enquadra no que ficou conhecido como “ugly shoe”. A tendência de sapatos esquisitos, que normalmente seriam considerados pesados ou grosseiros demais, ganhou o mundo da moda e vem desafiando o que é tradicionalmente visto como belo.

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O estilista não está sozinho nessa — Miuccia Prada é uma grande entusiasta, assim como Raf Simons e Rick Owens –, mas, como era de se esperar, foi o seu modelo que chamou mais atenção. Desde que entrou no mercado, Demna virou sinônimo de transgressão e polêmica na moda, seja na Vetements ou na Balenciaga. Sua ideia de transformar peças comuns em itens de luxo (lembram da camiseta da DHL e da sacola da IKEA?) é vista na mesma medida como uma sacada genial e uma afronta. Assim, os tênis que evocam o estilo de um homem americano comum, que usa seu sneaker de corrida para ir ao supermercado, também viraram desejo fashionista.

Diferentemente do que muitos pensam, o normcore não é definido pelo uso de roupas básicas, mas sim pela vontade de usar peças despretensiosas a fim de se misturar na multidão. A ideia inicial era não se destacar. Perceber que cada um de nós é apenas mais um entre os 7 bilhões de seres humanos na Terra e aceitar isso. Ter uma individualidade, sim, mas não mostrá-la através do vestuário ou do gosto pelas coisas que fogem do comum. O conceito foi deturpado com o passar dos anos, mas a motivação parece fazer bastante sentido neste momento de crise no mundo, e talvez por isso tudo o que Demna crie seja tão aclamado.

Resumindo, os dad hats e os mom jeans ganharam mais uma companhia com o que todos estão chamando de dad shoes. Ou seja, é bem provável que você não precise desembolsar este valor altíssimo em novos tênis, eles provavelmente já estão no armário dos seus pais.

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 (Balenciaga/Divulgação)

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 (Balenciaga/Divulgação)

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