O que significa a mala transparente de Virgil Abloh com a Rimowa?

A parceria entre a Rimowa e o designer, focada na transparência, nos permite vislumbrar os verdadeiros códigos do streetwear e sua invasão no mundo do luxo.

Você deve ter notado que a marca de malas de viagem Rimowa mudou bastante ultimamente, não é mesmo? Ela fez um duo inesquecível com a Supreme, e agora lança uma peça transparente com a assinatura de ninguém menos que Virgil Abloh, um dos mais proeminentes estilistas do cenário de streetwear mundial.

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Isso tudo aconteceu com o aval e a supervisão de Alexandre Arnault, co-chefe executivo da marca, que decidiu colocar seu filho, Bernard Arnault, para levar a marca a novos territórios. Não à toa, Virgil é também o diretor criativo da linha masculina da Louis Vuitton, comandada pelo grupo. De fato, a LVMH está enxergando a potência das mudanças de códigos que o streetwear está levando ao mundo do luxo.

Parceria Rimowa e Virgil Abloh

 (Rimowa/Divulgação)

Dito e feito: ano passado, para inaugurar as novas empreitadas da Rimowa, foram escolhidas parcerias com a Fendi e com a Anti Social Social Club. Mas o estouro da marca aconteceu com o encontro com a Supreme. Virgil Abloh, no entanto, faz o patamar ir um pouco além. Ele é relevante no streetwear, mas não só isso. Ele tem uma linha de criação única e sabe que o desejo na atualidade é por itens que criam impacto não por seu preço, mas por sua identidade. E isso que acabou por levar sua label Off-White à status de cult no mercado.

“Na LVMH, dizemos que gostamos de estar entre a tradição e a modernidade. A Rimowa é uma marca de 120 anos e o que estamos fazendo com Virgil é um grande exemplo de modernidade”, explicou Arnault ao Business of Fashion. Ele exibiu detalhes da colaboração Instagram lá em setembro de 2017. As novas malas são duas peças transparentes, feitas de policarbonato, e estarão disponíveis a partir de 20 de junho, data que a Off-White desfila em Paris.

O que estamos vendo também é o interesse de marcas de luxo em se manter relevantes, em alimentar o desejo por novidades que tenham um caráter diferente, o que causa necessidade imediata. “Uma colaboração única não ajuda nas vendas, mas o valor delas nas mídias sociais é extremamente importante para criar interesse e desejo”, contou Arnault. O próximo passo da label continua nessa direção, e a marca está amarrando a próxima parceria com outra label de streetwear, a NasaSeasons. Como não dá para fazer parcerias sempre, já que elas são caras, o grupo está investindo em nomes que sedimentem a relevância de seu nome na cabeça dos consumidores.

De acordo com Virgil, as transparências permitem que os consumidores tenham participação ativa no design final do produto. Afinal, o que você coloca ali dentro fica visível, então sua criatividade conta muito. E, de fato, é o momento das transparências: lembram das sacolas de plástico valorizadas pelas grandes marcas? Esse é um grande exemplo da mudança dos códigos e de sua validade no mundo da moda. Se antes era incrível apenas o que poderiam fazer para você, hoje sua participação naquela criação, seu estilo pessoal, sua relevância, também conta. Mais millennial e preocupado com a individualidade impossível.

“Ter essa mala carrega um componente emocional, você se torna uma performance de arte só de usá-la. É como colocar seus itens à mostra e repensar a premissa do produto”, finalizou o designer.

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