Por dentro da Luisa Via Roma, a badalada multimarcas italiana

Aproveitamos o Firenze4ever para conhecer a loja que está levando grifes brasileiras para a Itália

Entrar no número 19 da Via Roma, pertinho da praça da Duomo, em Firenze, na Itália, é uma experiência diferente por vários motivos. Ali, fica a sede física da Luisa Via Roma, uma das gigantes de venda on-line de moda no mundo. Embora a empresa exista desde a década de 1930, nada aqui funciona no esquema tradicional.

Muito pela mão do CEO da empresa, Andrea Panconesi. Apaixonado por moda, ele dirige pessoalmente cada detalhe e está sempre em busca de novos nomes para compor seu portfólio. Por esse motivo, é comum ver grifes estabelecidas como Dolce&Gabbana, Armani ou Balmain lado a lado nas araras com estilistas que podem ter acabado de estourar. Ou que ainda vão. Os buyers são mais “olheiros” do que compradores. Viajam o mundo inteiro à procura de novidades ultrafresh.

Por dentro da Luisa Via Roma, a badalada multimarcas italiana

Por dentro da Luisa Via Roma: a multimarcas italiana reúne mais de vinte grifes brasileiras. Fotos: ARPAD VIDEK.

Mesmo na loja de rua, os clientes são convidados a entrar no espírito digital. Para começar, as araras não trazem toda a grade de numeração. E as peças não ficam completamente separadas por marcas. A maioria dos looks são montados fazendo um mix de grifes e funcionam como sugestão de produção. Se você se interessa por algo, o vendedor o leva até um dos telões e o ajuda a concretizar a compra, uma maneira de direcioná-lo já para o consumo on-line.

“Lembro da primeira vez que estive aqui, em 2008, com Oskar (Metsavaht, da Osklen). Ele me disse que esta era provavelmente uma das lojas mais bacanas do planeta”, lembra Evilásio Miranda, gerente de moda e design da Texbrasil. Pouco tempo atrás, de olho em expandir a moda brasileira em território virtual, Evilásio pensou na possibilidade de fechar uma parceria com a potência fashion italiana. Foi bem recebido e a ideia se concretizou agora. Mais de vinte marcas nacionais passaram a integrar a lista de grifes à venda (veja a reportagem contando como funciona o acordo na nossa edição que está nas bancas). Neste final de semana, como já é tradição a cada troca de estação, a loja fechou para o evento Firenze4ever. Por conta da parceria, o tema da vez foi Brasil Art & Fashion.

 

As escolhas das blogueiras: Micaela del Prado, da E! Online, vestiu sua modelo com um vestido Helen Rödel. “Adorei o trabalho em crochê e o fato de ele ser retrô e comportado na frente e ter um decote ousado nas costas”, diz; Erica, do Honestlywtf, foi de peças Janiero; e Juliana Sariñana, do blog Sincerelyjules, elegeu um vestido Fabiana Milazzo (e ela mesma posou como modelo do look). Fotos: Eliana Sanches.

Com trilha sonora 100% brasileira e visual tropical (o décor incluiu paredes adesivadas com estampas feitas pelo coletivo Avaf), a multimarcas reuniu a imprensa do mundo todo com uma programação intensa. Blogueiros hypados (leia-se WhoWhatWear, SincerelyJules, JouJouVillerois, E!Online, Polyvore, FFW e Shoplemonde entre outros) montaram produções usando peças que estavam à disposição na loja. Tops Janiero, vestidos Pat Bo, casacos e blusas Helen Rödel e saias e camisas Isolda foram os que tiveram mais saída entre os itens made in Brazil.

Ao longo do sábado e do domingo, o artista plástico mexicano Prince Láuder, que tem colaborado com revistas de moda internacionais (rede ELLE incluída) e também com grifes estreladas, como Chanel e Givenchy, pintou um painel no terraço que fica no último piso da loja. Mas a festa não parou aí. Estilistas e celebridades (Pharrell Williams entre elas) customizaram bolas de futebol para serem leiloadas no eBay com renda revertida para a Fundação Gol de Letra, do ex-jogador Raí.

 Por dentro da Luisa Via Roma, a badalada multimarcas italiana 

As bolas customizadas pela grife Emilio Pucci e pela estilista Mary Katrantzou: lelião no eBay. Fotos: Eliana Sanches.

O evento terminou com uma noite de gala neste domingo (15), na antiga Manifattura Tabacchi, uma fábrica de tabaco dos anos 1930, aberta especialmente para celebrar a nona edição do Firenze4ever, com show de Cris Cab (que é produzido por Pharrell), em uma ótima mistura de rock, hip hop e soul. A festa inaugura o projeto Blucity, que mistura várias ações. Desde a restauração do prédio da Manifattura Tabacchi até o resgate da cidade de Firenze como um grande centro de referência para a moda, como já foi no passado, antes da Segunda Guerra Mundial, posto hoje ocupado por Milão. A capital da Toscana acabou se voltando para a moda masculina, com a Feira Pitti Uomo, que começa nesta terça-feira na cidade.

O Blucity é o projeto mais ousado da Luisa Via Roma porque também envolve parcerias entre empresas para fomentar ações que misturem moda, tecnologia, entretenimento, e-commerce e mídias sociais. Segundo Andrea, a ideia é tornar Firenze um ponto de referência para a moda contemporânea, assim como a Bienal de Veneza é para a arte.

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