Por que algumas marcas estão apresentando inverno na NYFW Verão 2017?

A moda é um mercado em constante transição, porém, um detalhe – bastante grande e importante – se manteve estático por muito tempo: a forma como as coleções de moda eram apresentadas ao público.

Desde que se tem conhecimento, as coleções eram apresentadas pelo menos seis meses antes de chegarem às lojas. Ou seja, as linhas eram pensadas para o futuro, levando em consideração o tempo necessário para os críticos e compradores analisarem as peças, a produção de cada uma delas e a distribuição.

Leia Mais: Os desfiles estão passando por uma revolução e isso pode mudar o modo como consumimos moda

Porém, com a internet, é inegável que tudo ficou infinitamente mais rápido. Os desfiles não mais são vistos apenas nas revistas, mas em tempo real nas redes sociais. As críticas, que antes levavam dias para serem redigidas, agora são liberadas antes do fim da tarde. É tudo muito rápido e imediato e os pedidos de mudança chegaram junto com uma geração que não consegue esperar para ter a bolsa do momento.

Por isso mesmo, durante a Semana de Moda de Nova York, algumas coisas começaram a mudar. A fashion week apresenta as coleções para o verão 2017. Ou seja, ela mostra peças de roupa que serão compradas apenas daqui seis meses, quando for verão por lá novamente. No entanto, algumas labels decidiram adotar um novo sistema e apresentar, nesta mesma semana de moda, as suas coleções de inverno.

A questão é que há alguns meses muitos designers e até mesmo conselhos de moda anunciaram a adoção do estilo see now, buy now. Isso significa que a coleção apresentada na passarela estará disponível para compra imediatamente depois que o desfile acontecer e, por isso, a coleção revelada tem que estar de acordo com a estação do ano. Como no Hemisfério Norte agora acontece o outono, algumas marcas estão apresentando suas linhas seguindo esse clima.

Foi assim com Tom Ford, que mostrou a sua coleção de inverno 2016 no restaurante Four Seasons, na Big Apple.Com nomes como Julianne Moore, Rita Ora e Karlie Kloss entre modelos e convidadas, no instante em que o último look deixou a passarela, ele já estava disponível para compra no e-commerce do designer e em suas lojas físicas.

Agência Fotosite (/)

Outra marca que seguiu o mesmo caminho foi a Thakoon, que também levou para a runway suas peças para a temporada de inverno e as disponibilizou online logo após o show. Em um primeiro momento, pode até parecer confuso (afinal, como saber com certeza quem está apresentando verão ou inverno?), mas a questão é que a forma como a moda é consumida está mudando e é mais do que hora de ela se adaptar. 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s