Preview: Casa de Criadores chega à 43ª edição com novidades

O evento, desta vez, vai além da passarela com coleções que prometem agradar os olhos, os bolsos e os guarda-roupas.

Neste mês, a Casa de Criadores chega à sua 43ª edição com novas propostas e ações voltadas ao mercado. Pouco mais de 20 anos depois de sua estreia, a plataforma, que nasceu mais preocupada em cultivar imagens de moda poderosas e aguçar a imaginação de novos talentos da moda brasileira, sentiu a necessidade de dar um passo adiante. “Os desfiles continuam extremamente inovadores, mas agora com uma organização mais profissional nas vendas”, explica o idealizador do evento, André Hidalgo. “Isso impacta toda a cadeia, do processo criativo à apresentação final. Nossa vontade é ser, mais do que um evento que lança estilistas, um núcleo que presta serviços relevantes à renovação do mercado de moda”, diz ele sobre a nova edição, que acontece no MAC de São Paulo.

Leia mais: Descubra onde comprar as roupas da Casa de Criadores

Casa de Criadores Vestido, Tom Martins.

Vestido, Tom Martins. (Rafael Barion/ELLE)

Ao longo dos anos, e muito devido à evolução das redes sociais, a plataforma percebeu que seu público não queria mais só desfiles impactantes. Queria desfiles sobre temas atuais, reflexões inteligentes e roupas possíveis de serem produzidas e, mais ainda, vendidas. A primeira resposta começou há alguns anos, com uma série de palestras e workshops, ligando o público aos profissionais do evento. Depois veio a parceria com a ELLE Brasil, que há duas temporadas coassina a curadoria de marcas participantes e oferece consultoria de styling às marcas do line-up. Este ano, André pretende ir além, com um projeto de orientação comercial e de business para os estilistas.

A mudança também é sentida por quem assina o que vemos na passarela. O designer Igor Dadona conta que está em processo de transformação. “A expressão artística é muito legal, mas não podemos esquecer o dinheiro. Esse atalho é necessário e estou caminhando para isso de forma prática, com planejamento”, diz.

Casa de Criadores Macacão, Isaac Silva.

Macacão, Isaac Silva. (Rafael Barion/ELLE)

Rafael Caetano chega ao sexto ano de evento e conta que começou a sentir mais necessidade de ampliar os negócios de sua marca. Segundo ele, a pressão veio do feedback de jornalistas da área, do próprio evento e de seus parceiros de negócio. “Nos últimos três anos, eu estava vendendo de maneira razoável. O cliente via minha coleção e me procurava para comprar as peças. Nas últimas duas coleções, comecei a adicionar materiais mais comerciais e isso fez com que minhas vendas aumentassem em quatro vezes”, conta o estilista.

Casa de Criadores Look total, Neriage.

Look total, Neriage. (Rafael Barion/ELLE)

A jornalista Lilian Pacce vê esse processo como uma evolução muito válida. “O desfile não pode ter toda a energia só voltada para a passarela e depois morrer na praia. Gosto muito do frescor que o evento tem, e isso pode ser revertido em ações de mercado”, conta.

A 43ª edição será marcada pela parceria com o movimento Sou de Algodão, da Abrapa (Associação Brasileira dos Produtores de Algodão), dedicada a tornar toda a cadeia de produção de algodão mais sustentável e transparente. Dezesseis estilistas do evento foram selecionados para criar um look – todo de algodão – em sua coleção. “A questão sustentável na moda deixou de ser utópica e está se tornando realidade. E é muito mais bacana quando agricultores tomam a linha de frente e bancam isso”, conta André.

 

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