Que tal ser designer de estampas? Saiba tudo sobre a profissão

Em um primeiro momento, é possível confundir e pensar que o estilista é responsável pela criação de cada estampa de uma coleção, mas nem sempre é assim!

O mundo da moda vai muito além de estilistas, modelos e jornalistas. Existe todo um leque de profissões menos mainstream que são tão importantes para indústria quanto as mais conhecidas. Esse é o caso do design de estampas.

Clau Cicala é uma das experts no assunto, tendo entre os seus clientes marcas como Farm, Colcci e Blue Man. A paulista se formou em design gráfico e morou no Rio de Janeiro por nove anos. Foi por lá que ela concluiu a sua pós-graduação em estampas, no SENAI Cetiqt. “Minha turma foi umas das primeiras do segmento na instituição. Hoje, acredito que o conteúdo esteja bem mais rico e detalhado”, conta.

O dia a dia de Clau não segue uma rotina: “Tenho um estúdio de criação home office, onde recebo clientes, desenvolvo estampas, projetos especiais e crio conteúdo para minhas palestras e workshops pelo Brasil, como o projeto Brasilidade Estampada”.  Para produzir para clientes, ela explica que é necessário seguir à risca o briefing que for decidido. “A partir dele começo a pesquisar referências para dar o start no desenvolvimento. No computador, faço simulações em produtos e apresento para a marca”. Porém, quando o assunto é uma parceira, a designer tem a liberdade de se aventurar mais e escolher o que realmente curte: “Posso me soltar mais e fazer desenhos autorais, com o meu DNA”, divide.

9175cf_cdb91020bf5f406192ab3b5bd0f98476

Para o negócio dar certo, Cicala deixa claro que divulgação é muito importante, mas também é preciso correr atrás. “Meu primeiro cliente foi a marca C&A. Eles entraram em contato através do meu Flickr, rede social onde divulgava minhas estampas criadas na pós-graduação. Os outros vieram de prospecção e muita dedicação, enviava muitos e-mails para as marcas, até para SAC já cheguei a mandar prospecto e consegui!”.

De acordo com a designer, o campo de estamparia tem crescido cada vez mais no país: “Acredito que o Brasil evoluiu muito neste segmento, temos designers incríveis criando estampas todos os dias para atender a demanda do mercado interno”.

Ficou interessado? O seu workshop Brasilidade Estampada chega a São Paulo nesta quinta-feira (10.11)! Para se inscrever, basta entrar no site de Clau Cicala. O curso tem três dias de duração e custa R$ 880.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s