Será que as bermudas de ciclista vão bombar?

Bella Hadid e Anitta já são adeptas da tendência polêmica.

Parece que a nova tendência da vez são as bermudas de ciclista. Aqui na redação, elas causam polêmica. Se por um lado, a princípio, elas parecem muito estranhas e difíceis de combinar com outras peças, por outro, nós já olhamos com esse preconceito para itens controversos como os chinelos do tipo “slide” ou as pochetes e “pagamos a língua”: todos estão usando. Por isso, com cautela, analisamos essa nova proposta.

Leia mais: Beyoncé tem uma Louis Vuitton customizada por Virgil Abloh

Tudo começa, na verdade, lá na temporada de verão 2018, desfilada no final do ano passado. O grande arauto da trend nem estava tão prestigiado quanto hoje: Virgil Abloh ainda não era diretor criativo da linha masculina da Louis Vuitton, mas, em sua Off-White, ele já propunha desafios para a moda contemporânea com seu mix inteligente entre a estética couture, o estilo street e o sportswear. Na ocasião, sua apresentação em Paris terminava com ninguém menos que Naomi Campbell vestindo a bendita bermuda de ciclista.

Off White

 (FOTOSITE/Agência Fotosite)

E o que ele quer dizer com isso? Considerando que sua coleção era uma homenagem ao consagrado estilo da Princesa Diana, Abloh estava fazendo uma equiparação histórica. Pense, enquanto qualquer coisa que estiver no armário da nobreza britânica já ganha imediato status de elegância, a rua e o esporte sempre foram encarados com ressalva pelo circuito da moda.

O último look não é qualquer look, é o “resumão”, o argumento mais forte, o momento “na sua cara” e o último look, nesse caso, era Naomi Campbell vestindo uma bermuda de ciclista que servia de complemento a um blazer de alfaiataria branco. É como se o sportswear mais casual, utilitário e funcional tivesse o mesmo poder de um conjuntinho de alta-costura. Não precisa de releitura, não precisa de acabamento de luxo, não precisa de nada além da sua própria verdade colocada em novo contexto, sob um novo olhar.

Bella Hadid e Anitta — duas garotas estreladas cujo estilo, em geral, causa burburinho — já entenderam o que está acontecendo e, na primeira oportunidade que tiveram, aderiram à proposta. Enquanto a top model combinou a peça a um colar de diamantes — fazendo o mesmo jogo hi-lo do estilista –, Anitta vestiu a bermuda como se ela já fosse um item consagrado. Sem pretensão, jogou uma boa sandália de amarração, blusa laranja e voilá.

A trend, se pegar, revela um novo (e importante) momento do sportswear. Se antes ele precisava do aval e da linguagem de estilistas celebrados como Nicolas Ghesquière e Alexander Wang, agora ele pode aparecer na passarela ipsis literis e ser igualmente valorizado. A grande questão é porque, durante todo esse tempo, dividimos o mundo entre o “arrumado, certinho” e o “desarrumado, largado” sendo que é exatamente esse tipo de bagunça que faz a moda valer a pena. Como já disse antes: trata-se de equiparação história. Abloh está tirando o nosso atraso.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s