Stella McCartney clica campanha em aterro sanitário

Fotos exploram a temática do consumo excessivo e do desperdício.

Uma região de reciclagem de lixo na Escócia foi a paisagem escolhida para exibir a nova coleção de Stella McCartney. Clicada por Harley Weir em colaboração com o artista Urs Fischer, o conceito explora temáticas que a designer trabalha desde o início de sua maca: o uso de materiais sustentáveis, o desperdício e o ciclo de existência das roupas. Uma das vozes líderes da mudança na moda — juntamente com Vivienne Westwood, que já pediu para as pessoas “não comprarem nada” –, as fotos são uma reação aos dados alarmantes do mundo fashion.

No começo deste ano, por exemplo, um estudo do Copenhagen Fashion Summit fez uma previsão de que o consumo de moda subiria tanto que alcançaria o equivalente à produção de 500 bilhões de camisetas. Por mais impressionante que seja, o destino de algumas dessas roupas produzidas — que demandam insumos não renováveis do planeta — vão para o cenário clicado pela marca.

Stella-mcCartney-nova-campanha-inverno-2017

 (Harley Weir/Divulgação)

As modelos que estrelam as fotos são Brigit Kos, Iana Godnia e Huan Zhou, que desfilaram nas passarelas de 2017 para a marca. Na verdade elas posam apenas em lixo limpo, que estavam sendo coletados para serem enviados para reciclagem, sem a chance de se contaminarem.

“A ideia para essa campanha é retratar quem queremos ser, qual é nossa atitude e o qual é o caminho coletivo”, conta McCartney ao WWD. “Os ambientes construídos pelo homem estão desconectados e não percebem as outras vidas no planeta, e por isso existe desperdício.” No último mês, Stella também contou que estava criando peças a partir da fibra da reciclagem de garrafas plásticas em parceria com a Parley for the Oceans.

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 (Harley Weir/Divulgação)

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