Tod’s e o Brasil: um papo com o gerente mundial Claudio Castiglioni

Nesta terça-feira a Tod’s arma um evento em sua loja no shopping JK Iguatemi em homenagem ao seu DNA “made in Italy”. Para isso a etiqueta trouxe um artesão diretamente da Itália para customizar peças da marca. Batizado de Artisan Set, o lançamento do projeto em São Paulo também conta com a presença do gerente mundial da maison, Claudio Castigilioni, que encontrou conosco antes do agito para um rápido bate papo. Confira.

Como surgiu a ideia de trazer o projeto para o Brasil?

Nós abrimos a primeira butique da Tod´s por aqui em 2013 e, logo depois, um segundo endereço então esperamos um pouco para conhecer melhor o nosso publico e poder apresentar para eles como é realizado o trabalho de artesanato, um dos elementos mais importantes da empresa. O nosso artesão mostrará as diferentes etapas de como os sapatos são feitos e, a partir daí, poderemos passar a introduzir o restante do lifestyle da marca no país.

O que o Brasil representa para a Tod’s?

É um mercado incrível, temos muitas coisas em comum como seres humanos. Gostamos de aproveitar a vida, de estar com a família, de sorrir e temos um estilo de vida descomplicado então acredito que é uma combinação perfeita poder nos aproximar mais dos brasileiros. Além disso vocês viajam bastante então essa conexão começou antes de chegarmos aqui oficialmente, por meio de endereços como a butique de Miami, por exemplo.

Você participou da escolha e contratação de Alessandra Facchinetti para a direção criativa da marca. Quais são as principais contribuições dela para a empresa?

A Tod’s sempre foi famosa pelos sapatos e bolsas. Alessandra soube ampliar esse caminho, transformando a empresa em uma grife de lifestyle com os desfiles e a expansão da linha de ready-to-wear. Através dela o público passou a conhecer a mulher Tod’s de uma maneira mais completa.

Agência Fotosite Agência Fotosite

Agência Fotosite (/)

Clique do desfile de inverno 2016 da Tod’s na semana de moda de Milão.

O lançamento da bolsa Wave foi feito através do projeto Tod’s Band, que trouxe diferentes influencers de cultura e moda para representar a peça. Pode comentar um pouco sobre isso?

Com essa campanha nós quisemos representar o amor que a maison tem pelo feito a mão por meio de pessoas talentosas e que tem a ver com o nosso estilo, não importa a área de atuação nem o nível de fama. O que une todas elas é a paixão pelo que fazem e seu talento único. A moda é linda, mas mais interessante é encontrar personalidades que traduzam uma sofisticação despretensiosa. Precisamos fazer no Brasil agora.  

Existe a pretensão de dar continuidade ao projeto?

Sim, começamos na temporada passada e será algo mais extenso. É como um clube que vai se expandindo e podemos realizar diferentes tipos de ações como festas, shows, editoriais fotografados ao redor do mundo.

Divulgação Divulgação

Divulgação (/)

Julia Restoin Roitfeld e Antonine Peduzzi na campanha Tod’s Band.

O que mais te motiva dentro da empresa?

A energia. Estou o tempo todo ao lado do Diego Della Valle (CEO e presidente do grupo Tod’s) e ele é um vulcão, está sempre buscando inovações, ideias, projetos. Ele está sempre nos desafiando a cada temporada e é incrível trabalhar ao lado de alguém assim. Com ele aprendi três coisas muito importantes que são as nossas bases diárias: é preciso encontrar a beleza, trabalhar com dignidade e saber se divertir com isso. 

Getty Images Getty Images

Getty Images (/)

Da esq. para dir., Simon Doonan, Diego Della Valle, Claudio Castiglioni e Marco Giacometti.

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