Vanessa Moe tentou retratar a cultura aborígene em seu desfile

Vivian Whiteman conta suas impressões sobre a apresentação de Vanessa Moe no SPFW N44.

É louvável que a SPFW promova iniciativas de intercâmbio cultural. Tanto que o desfile da brasileira radicada na Austrália Vanessa Moe recebeu farta cobertura de mídia, com muito interesse dos veículos. É preciso, no entanto, reavaliar formatos. A designer trouxe um casting de modelos aborígenes e se propôs a mostrar em seu desfile um pouco da cultura desse povo, com uma história tão antiga quanto rica. O desfile, no entanto, disse quase nada sobre eles.

Segundo a descrição da coleção, as penas representam os corvos e rituais religiosos. Os enfeites de corda, a cestaria. E as cores vermelho, preto e branco são referência à pintura corporal e arte desse povo. Difícil associar essas coisas todas com os looks sem esse guia pré-oferecido. As pessoas selecionadas no casting viajaram bastante, fazem parte de um povo que, como Vanessa já disse, foi em grande parte dizimado pela colonização e hoje briga por respeito, espaço e direitos.

Não sei como falar disso tudo fazendo-as caminhar com muita dificuldade em cima de saltos gigantes e sapatos maiores que os pés, em vestidos de festa padrão ou justíssimos, de construção pouco rigorosa. É claro que coleções não precisam ser literais, e a moda pode estilizar, remixar, modificar. Mas não é bacana quando ela, embora com boa intenção, esvazia conteúdos complexos, principalmente histórias humanas. Algo para ser repensado. 

Acompanhem em tempo real a cobertura do SPFW N44 pelo nosso Instagram e as transmissões ao vivo pelo Facebook!

 (Fotosite/Agência Fotosite)

 (Fotosite/Agência Fotosite)

 (Fotosite/Agência Fotosite)

Newsletter Conteúdo exclusivo para você
Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s