Verão 2012: aposte em fendas, decotes e vazados estratégicos na moda

Deixe de lado os justos e curtos na estação do calor e abuse da nova sensualidade

Ana Beatriz Barros mostra o verão da grife Filhas de Gaia
Foto: Divulgação


Se você não passou os últimos quatro anos em um ashram, na Índia, dificilmente ficou impune à febre Hervé Léger que tomou conta do planeta. O revival da grife, ícone dos anos 1970, em 2008, fez com que os vestidos e as saias “bandage” entrassem na pauta do dia – e, claro, invadissem o nosso closet.

Dos tapetes vermelhos às ruas, não se falava e não se vestia outra coisa. Mas, como tudo na vida e na moda é cíclico, a verdade é que tantos justos e curtos cansaram a beleza. E o verão 2012 dá adeus a esse “sex appeal” mais exagerado. Nas passarelas nacionais, o que mais vimos foram peças longas e soltas.

Claro que, em se tratando de Brasil e de verão, os estilistas sabiam que tinham que ter um “tchã” a mais. A solução? Turbinar os modelos com fendas, decotes e vazados nos mais diversos lugares, que brincam de esconder e revelar. Uma espécie de resposta à tirania herveliana das microssaias e dos vestidos colados na alma.

“Sempre criamos de olho em mulheres sexy, mas acabamos ficando um pouco saturadas de tantos curtos”, confessa a estilista Marcela Calmon, da Filhas de Gaia, marca carioca que recheou as passarelas do Fashion Rio com maxifendas glamourosas. “Acredito que acabou a ditadura da sensualidade mais óbvia. As mulheres estão percebendo que existem outras possibilidades além de um decote no colo ou pernas totalmente de fora.”
 

Verão 2012: aposte em fendas, decotes e vazados estratégicos na moda

À esquerda, look da Espaço Fashion; à direita, decote da Filhas de Gaia
Foto: Fotosite


Outra etiqueta carioca, a Osklen, também mirou detalhes que revelam a pele de um jeito, digamos, mais surpreendente. Grande parte da coleção é fechada na frente e deixa as costas nuas, região que Oskar Metsavaht considera extremamente atraente.

Outros exemplos? Decotes em “V” profundos foram vistos na recém lançada grife de Paula Raia, barrigas ficaram à mostra na Coven e a transparência entrou em cena renovada graças a uma cartela de cores mais suave, como o tom lavanda da Animale.

“Estava com vontade de fazer coisas mais delicadas, levar a suavidade às peças sensuais“, diz a estilista Priscilla Darolt. “Acho que essa tendência está no inconsciente coletivo. A moda pede renovação e, depois que algo já foi explorado ao máximo, como os microcomprimentos, é natural seguir um caminho novo.”

Mesmo sendo mais elegantes do que as primas sensuais de outrora, vestidos longos com maxifendas e tops com costas descobertas exigem alguns cuidados. Isso sem falar nos vazados nos quadris e na barriga de fora, recursos que só podem ser explorados por quem está com tudo, absolutamente tudo no lugar.
 

Verão 2012: aposte em fendas, decotes e vazados estratégicos na moda

Dois looks “cropped”: à esquerda, Priscilla Darolt; à direita, Animale
Foto: Fotosite


“Recomendo uma hot pants por baixo de uma saia com maxifenda”, conta Marcela Calmon. “É sempre bom lembrar que a consumidora pode adaptar as peças da passarela à vida real. Dá para diminuir a fenda, por exemplo, usando alguns colchetes.”

Sim, porque o foco pode ter mudado, mas não se engane. Ainda que sejam menos apelativos do que os tais vestidos bandage, fendas e decotes funcionam como ímãs, atraindo todos os olhares. Por isso, capriche no hidratante (algumas fendas chegam até a coxa e pedem pernas em dia!), não relaxe a postura (nada pior do que gordurinhas saltitando em costas nuas) e lembre-se da regra de ouro da moda: menos muitas vezes é mais. Dispense acessórios e desça do salto – com classe – sempre que possível.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s