Vivienne Westwood mudou seu mantra “compre menos, escolha melhor”

Em nova entrevista, a estilista britânica Vivienne Westood fala sobre como deveríamos investir em cultura não em consumo.

Vivienne Westwood está sendo bastante celebrada este ano. Após lançarem um documentário em sua homenagem, a revista britânica Dazed preparou uma capa para representar a juventude transgressora de 2018, muito inspirada por todas as ideias que a estilista sempre transmitiu. Na entrevista principal, Vivienne responde diversas perguntas desses jovens, entre ativistas e artistas, e relembra momentos de sua carreira. “Eu sou punk porque sou uma lutadora. Sempre vou lutar, simplesmente não posso evitar“, diz ela sobre seu envolvimento em diversas causas, principalmente a ambiental.

Quando perguntam se ela teria algum conselho para essa geração de jovens desiludidos, ela responde sem hesitar: “Você precisa investir em cultura, não em consumo“. Para ela, é por meio da arte que o pensamento crítico acontece. “Por meio da cultura, você começa a pensar, tomar decisões e formar opiniões. Os jovens podem fazer coisas incríveis. Só porque você é jovem não significa que você não pode fazer algo. Ler é muito importante, por exemplo. Você precisa continuar lendo e lentamente você vai começar a entender as implicações de tudo”.

É claro que a tão falada moda sustentável também entrou em debate, e ela relembrou o seu famoso mantra “compre menos, escolha melhor e faça durar”, que recebeu uma atualização recentemente. Agora, ela prefere dizer “Buy less, dress up”. A ideia combina com frases que ela vem dizendo há algum tempo, dentro da ideia de realmente deixarmos de comprar coisas novas. “Não pegue alguma coisa só porque é barato”, aponta. Ela tirou a parte da escolha porque acredita que realmente não é mais preciso focar na parte da compra, mas em trabalhar com o que já se tem.

Pensando e criando dessa forma, há quem se pergunte se Vivienne não estaria prejudicando as próprias vendas da sua marca. Ela diz que sim, mas que prefere vender menos e diminuir o tamanho de sua empresa. A ideia principal é inspirar seus fãs e incentivá-los, inclusive, a produzir suas próprias roupas a partir do que ela propõe — na revista, ela até mostra um passo a passo de como criar uma de suas peças icônicas. Vivienne é a prova de que o espírito punk continua firme e forte.

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