Yassine Saidi sabe como é trabalhar diretamente com Rihanna

Conhecemos o diretor global de sportstyle da Puma no escritório da marca em São Paulo. Confira o bate-papo abaixo!

Impossível não invejar o emprego de Yassine Saidi, diretor global de sportstyle da Puma. Ele é o responsável (simplesmente) por todos os projetos de co-criação da gigante alemã de moda esportiva. Ou seja, ele fica viajando ao redor do mundo para descobrir artistas, estilistas, músicos e influencers que possam colaborar com a etiqueta no desenvolvimento de linhas especiais. “Estamos muito orgulhosos porque, depois de um ano e meio de negociações, conseguimos fechar uma parceria com a Ader Error” disse em entrevista à ELLE.

A label que ele citou, no caso, trata-se de um dos coletivos mais descolados da Coreia do Sul que conta com vários artistas e designers que estão ficando cada vez mais conhecidos. “Foi muito engraçado porque, a princípio, eles não toparam. Queriam manter a independência e não se envolver com uma marca com as nossas proporções. No entanto, depois de um tempo de conversa, conseguimos convencê-los de que valeria a pena.”

FENTYxPUMA

Yassine estava com Rihanna no dia em que seu creeper hit para a Puma foi inventado. (PUMA/Divulgação)

Aqui no Brasil, Yassine ficou fascinado com a arte de rua. “Quando a gente passeia pelas ruas daqui, é difícil não se impressionar com a força do grafite. É disso que estamos atrás”, revela. Foi esse fascínio que o levou até outros nomes como a banda The Weeknd, a designer de sapatos britânica Sophia Webster e muitos outros nomes de peso da cultura pop. Aliás, ele estava com a própria Rihanna quando o seu primeiro tênis para a Fenty X Puma foi concebido! “Ela estava usando um Suede [modelo clássico da marca] customizado por um de seus amigos. No caso, ele tinha colocado um solado creeper nele. Pensei comigo, pronto: é isso que vamos fazer! Ela topou imediatamente e o resto é história.”

“Toda grife de luxo já tem a sua própria linha de sneakers e ainda há quem subverta as fórmulas tradicionais, como a Balenciaga” – Yassine Saidi

PUMA-Sophia-Webster

Que tal a coleção de Sophia Webster em parceria com a Puma? (PUMA/Divulgação)

O diferencial da Puma, quando se trata de colaborações, é que os convidados realmente tem que colocar a mão na massa. “Muitas vezes, a agenda deles é superlotada, mas, mesmo assim, fazemos questão de marcar reuniões presenciais em que possamos desenvolver cada detalhe ao lado de quem contratamos. Por isso, nem falamos em ‘colaboração’, acho que é um termo que se banalizou. O que fazemos aqui é contar histórias em processo co-criativo“, explica.

Leia mais: “O designer precisa levar poesia para o futuro”, diz Castelbajac.

Sobre a força do sneaker na moda contemporânea, ele diz que o acessório já atingiu a mesma posição de uma it-bag. Se antes nós esperávamos para conseguir uma bolsa muito exclusiva, hoje são os tênis feitos em parceria com super-estrelas que geram filas infinitas de fãs enlouquecidos por angariar um par. “A moda contemporânea trabalha com três eixos: a música, o esporte e a roupa em si. Os sneakers estão exatamente no centro dessa tríade. Toda grife de luxo já tem a sua própria linha e ainda há quem subverta as fórmulas tradicionais, como a Balenciaga”, diz. Não tem como fugir!

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