Zara teve menor margem de lucro desde 2008

Até mesmo a gigante fast-fashion está sentindo os impactos no mercado internacional.

As empresas analistas de mercado afirmam que os ganhos da Zara caíram 4.5% em 2017, colocando a empresa em seu pior período desde 2008. Apesar de outras gigantes do mesmo ramo terem caído muito mais (como a Hennes and Mauritz AB, a H&M, que caiu 22%, e a Esprit Holdings Ltd, 35%), a queda ilustra que até os modelos de negócio que parecem mais imunes não estão livres de problemas.

Enquanto a Inderst anunciou que a marca foi atingida por “preocupações de curto período”, como as flutuações do Euro, a Berenberg’s Michelle Wilson aponta que a falta de confiança na sustantabilidade da marca podem sim ter tido forte impacto nesses números. Como a competição com marcas que se preocupam com o tema — e com toda sua cadeia produtiva — cresce, os consumidores têm mais opção e, assim, evitam essas compras. Outros analistas ainda apontaram o aumento das vendas online como outro culpado, já que a marca não domina esse espaço.

A Inditex, que comanda a Zara, é conhecida por abrir caminhos para um modelo de negócios que impactaria a moda para sempre. O grupo conseguiu criar uma forma de transformar as roupas de passarelas em itens inspirados nas araras rapidamente,  o que é um grande apelo ao consumidor contemporâneo, “que encontra gratificação imediata nas compras“, de acordo com a Macquarie Capital.

“Principalmente nas gerações mais jovens, é tudo sobre see now, buy now, wear now”, conta Andreas Inderst, analista da Macquarie, ao Business of Fashion. Para ela, os consumidores da Zara estão felizes e preparados para pagar um preço maior em roupas com novidade e que são tendência. Fica em aberto se existem outras formas de produção de fast-fashion mais sustentável ou se, definitivamente, esse tipo de comportamento de consumo é incompatível com um mundo equilibrado.

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