A Vaquera desfilou um vestido feito de cartões de crédito na NYFW

A temática diz muito mais sobre os dias de hoje do que você imagina.

vaquera-verao-2018

(Getty Images/Getty Images)

A Vaquera exibiu em sua passarela durante a semana de moda nova-iorquina uma peça que deixou alguns fashionistas confusos: um vestido feito completamente de cartões de crédito. Ao invés de uma estampa tradicional, no entanto, as tarjetas apresentavam uma foto da icônica locação da placa “Hollywood” — substituída pelo nome da marca.

O coletivo de design Vaquera é formado por Patric DiCaprio, David Moses, Bryn Taubensee e Clare Sully, e apesar da peça ter impressionado a primeira fila, não é a primeira vez que a temática aparece nas passarelas: a moda é cíclica, e durante tempos estranhos, assuntos como dinheiro, fama e poder ressurgem com força — apesar de nem sempre as marcas quererem retratar esses cenários com clareza. Um exemplo é o desfile da Calvin Klein, no qual Raf Simons, em sua segunda coleção para a label, continuou resgatando ícones das histórias de horror americanas para falar de um momento sombrio na história do país, direta e indiretamente.

As tarjetas eletrônicas, símbolos de uma era de dinheiro invisível, já apareceram duas outras vezes com impacto na moda. Em 2005, Alexander Wang vestiu Anna Ewers durante o CFDA com vestido curto, feito com paetês de 500 cartões American Express Gold.

alexander-wang-anna-ewers

Alexander Wang e Anna Ewers no CFDA em 2015 (Dimitrios Kambouris/Getty Images)

Nos anos 2000, os cartões de crédito já eram matéria-prima fashion por motivos diferentes. Em 1995 a designer de figurinos australiana Lizzy Gardiner recebeu o Oscar pelas roupas de Priscilla, Rainha do Deserto, enquanto usava um vestido feito de 254 cartões American Express Gold expirados. A peça havia sido feita inicialmente para uma personagem no filme — que tinha outras fantasias extravagantes, como um vestido feito apenas de chinelos — , mas a bandeira rejeitou o uso de sua marca no musical.

Quando ela decidiu usar a peça no tapete vermelho, no entanto, a American Express ofereceu os plásticos para ela. É claro que sua aparição na época foi uma polêmica para o público e a crítica, com a peça sendo considerado uma das piores do evento. “Eu estava quebrada, não tinha nada para usar. Então pesquisei na minha lista de boas ideias do passado”, contou Lizzy na época. Hoje em dia, o vestido se encontra na National Gallery of Vitoria, na Australia.

💳 ch-ching 💳 @dazedfashion 💳 @lillieeiger 💳

A post shared by @vaquera.nyc on

20 anos depois, aqui estamos com o vestido da Vaquera. Quatro jovens designers voltam à tópicos que aparecem ciclicamente na moda, mesmo que sendo tratados de formas diferentes. Para Lizzy e as personagem do filme, era a exibição de um poder de compra que não existia, um exemplo de extravagância que não era real, que alimenta um sonho e uma cultura. Para Alexander e seu date durante o red carpet, ostentação pura. Para a Vaquera, talvez um meio a meio. No poema de apresentação do desfile aparecia a linha “And so I’m unsure as to what busness looks like (então eu não tenho certeza de como realmente se parece um negócio).” No Instagram da marca, onde ela exibe o cartão pulando de uma carteira, anuncia um after party que começava às 10 da noite para celebrar o final da temporada. Escapismos nossos de cada dia, não é mesmo?

 

Newsletter Conteúdo exclusivo para você
E-mail inválido warning
doneCadastro realizado com sucesso!

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s