Atrizes negras protestam em Cannes contra racismo no cinema

Na noite de ontem (16.5), dezesseis mulheres cruzaram juntas o tapete vermelho do evento em ato contra a indústria cinematográfica francesa.

O Festival de Cannes 2018 está sendo marcado por vários protestos importantes e a noite de ontem não foi diferente. Depois de oitenta e duas atrizes se unirem em favor da igualdade de gêneros no cinema, foi a vez de dezesseis atrizes negras se manifestarem por seus direitos.

Leia Mais: Look de Thandie Newton homenageia personagens negros de Star Wars

Em meio à garoa que tomava conta do red carpet, elas subiram juntas as escadas do Palais des Festivals para criticar o racismo presente na indústria cinematográfica francesa. As mulheres relembraram a dificuldade de atrizes negras em conseguir papéis principais em filmes e o preconceito que sofrem com diretores e agentes de casting. 

A ação fez parte do projeto Noire N’est Pas Mon Metier (Negra não é minha profissão), livro escrito pela diretora Aïssa Maïga e que retrata os desafios de atrizes de se desvencilharem de papéis com esteriótipos da mulher negra e do racismo presente no universo cinematográfico. A publicação já está disponível para venda, mas foi divulgada em Cannes.

Na direção do figurino da noite, o estilista da Balmain, Olivier Rousteing, criou os vestidos de cada uma das atrizes. Em entrevista ao WWD, Olivier falou sobre a importância do ato: “A mensagem de inclusão que essas atrizes estão nos dizendo é uma coisa simples que venho repetindo ao longo dos anos — e sou sortudo o suficiente por trabalhar em uma marca que acredita no meu trabalho. Nosso ‘Exército Balmain’ celebra a diversidade da França e do resto do mundo. Espero que outras etiquetas se juntem à luta em breve.”

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s