Getty Images regula uso de Photoshop em suas imagens

Decisão da plataforma vale para fotos nas quais as modelos aparecem com corpos distorcidos.

O Getty Images, um dos maiores bancos de imagens do mundo, está colocando restrições quanto ao uso de Photoshop nas imagens que recebem. A plataforma enviou um email a seus contribuidores pedindo “que não submetam nenhum conteúdo criativo que exiba modelos cujas formas corporais foram retocadas para que pareçam mais magras ou mais largas.”

Leia mais: Glossier lança campanha com mulheres de diferentes corpos

Não é o primeiro momento em 2017 no qual a manipulação digital de fotos está em pauta. A partir do dia primeiro de outubro, uma nova lei francesa exigirá que a mídia inclua o aviso de “publicação retocada” caso a imagem tenha Photoshop — e a penalidade para os veículos que não deixarem a situação clara será de U$ 44.000. A proposta pretende combater doenças alimentares e se aplica aos veículos impressos, online e todo tipo de propaganda e catálogo. Mais cedo neste ano, marcas como Louis Vuitton se pronunciaram de forma favorável sobre outra nova lei do país, que exige atestado médico de saúde para que modelos abaixo do IMC ideal não participem de campanhas e desfiles.

Mas ainda existem debates sobre a decisão, já que mais ações são necessárias para mudanças em prol da diversidade corporal e étnica. O email enviado pela Getty afirma que “outros retoques como cor do cabelo, formato do nariz e mudanças na pele estão fora do escopo da nova lei, sendo assim ainda serão aceitas.”

Newsletter Conteúdo exclusivo para você

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s