Vivienne Westwood faz apelo sustentável: “não comprem nada”

A dama punk da moda deu um passo além em seu ditado consciente "compre menos, escolha melhor e faça durar."

Vivienne Westwood tem um conselho diferente para esta estação. Durante um preview da Zalando na loja Bread & Butter, em Berlim, ela falou para a audiência: “não comprem nada.

Apesar de polêmica, a dica é uma evolução do seu mantra sustentável “compre menos, escolha melhor e faça durar”. A ideia é que, em um tempo de relações turbulentas entre a moda e o meio ambiente, os consumidores criem um comprometimento com a sustentabilidade. “Se você quer ser corajoso, você tem que fazer uma escolha”, declarou a designer.

Ela tem um ponto: de acordo com os especialistas em previsões de impactos ambientais do Global Fashion Agenda e do Boston Consulting Group, os próximos 15 anos serão um verdadeiro desafio para a indústria fashion. O consumo está com previsão de subir 63% e alcançar o equivalente à produção de 500 bilhões de camisetas. Mas nem todo os previews são ruins: recentemente, a Zara e H&M foram afetadas pela preocupação com sustentabilidade, mostrando o quanto a corajosa decisão dos consumidores influencia a produção mundial.

“Pelo menos 50% o das pessoas do mundo nunca fez uma escolha ou decisão em suas vidas. Eles só seguem seus desejos, e consomem: opiniões, McDonalds, o que quer que seja”, continuou ela. “Comprar menos e escolher qualidade significa que designers podem fazer moda melhor, não apenas tocar o mercado com marketing e interesses comerciais”, descreveu Vivienne. Se o futuro da moda é uma mix entre tecnologia e sustentabilidade, Vivienne sabe que pelo menos parte desse amanhã também está nas mãos dos consumidores.

 

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  1. Renata Spiller

    Corrigindo, preview da Bread & butter na loja Zealand.

    Curtir

  2. Renata Spiller

    **zalando

    Curtir